Agro Olhar

Terça-feira, 17 de outubro de 2017

Notícias / Política

Obra da ZPE de Cáceres deve ter início em dezembro; licitação será em novembro

Da Redação - Viviane Petroli

27 Out 2016 - 10:41

Foto: GCOM-MT

Obra da ZPE de Cáceres deve ter início em dezembro; licitação será em novembro
A obra na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres deve iniciar em dezembro. No próximo dia 16 de novembro está prevista a etapa do processo licitatório, com a abertura dos envelopes de propostas. A zona aduaneira é aguardada em Mato Grosso por quase 30 anos em Mato Grosso e tem as obras iniciais orçadas em aproximadamente R$ 17 milhões.

O processo licitatório e o início das obras da construção do módulo de infraestrutura básica, que inclui o prédio administrativo da ZPE, guarita, restaurante, espaço aduaneiro da Receita Federal, galpão de armazenagem e pátio, foram temas da reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 26 de outubro.

Leia mais:
ZPE de Cáceres tem edital disponibilizado; concorrência será dia 16 de novembro

No encontro foram discutidas ainda as medidas necessárias para acelerar o processo de implantação da Zona de Processamento de Exportação.

Como o Agro Olhar já comentou, todo o trâmite processual da ZPE de Cáceres será concluído pela Secid ainda em 2016, de acordo com a Secretaria. Os R$ 17 milhões previstos para as obras iniciais são recursos provenientes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

A ZPE tem como intuito promover o desenvolvimento econômico da região de Cáceres, principalmente, com a criação de empregos, atração de investimentos e aumento da competitividade das exportações.

O empreendimento terá uma área total de 239,68 hectares e será dividida em cinco módulos, espaço que poderá abrigar cerca de 230 indústrias. Serão contempladas principalmente empresas das áreas do ramo de alimentação e agronegócio.

A ZPE está instalada em posição estratégica em Mato Grosso, o que facilita a logística via fluvial ligado o Estado a outros centros produtores e exportadores.

Durante a reunião da Câmara Setorial Temática da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Assembleia Legislativa, o presidente da Administração da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Lacerda, apresentou as perspectivas da AZPEC e os próximos passos para a consolidação do projeto.

Segundo a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Dr. Leonardo (PSD) reforçou a importância da ZPE para o desenvolvimento das regiões oeste e sudoeste do estado com a geração de novos empregos, renda e atração de indústrias e comércios.

O relator da Câmara Setorial Temática que avalia trata da implantação da ZPE, Daniel Almeida de Macedo, entregou ainda na reunião um estudo sobre segurança pública e defesa nacional na faixa de fronteira.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Celso Antunes
    28 Out 2016 às 06:58

    Como cacerense eu digo que a ZPE trata-se de um sonho bastante arrojado que caminha para brilhar... dou fé que esse projeto se agigante ainda mais... que proporcione empregos a milhares de pessoas... que essa novela tenha novos capítulos...

  • Kamilla
    27 Out 2016 às 13:20

    Como cacerense eu digo que isso parece mais uma novela mexinaca. Vamos ver se finalmente desenrola isso.

Sitevip Internet