Agro Olhar

Domingo, 23 de julho de 2017

Notícias / Agricultura

Chuva atrapalha produtividade da soja em Mato Grosso; pode chover neste final de semana

Da Redação – Viviane Petroli

12 Mar 2016 - 10:15

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Chuva atrapalha produtividade da soja em Mato Grosso; pode chover neste final de semana
A chuva que no plantio faltava agora começa a atrapalhar os trabalhos nas lavouras de soja em Mato Grosso, reduzindo ainda mais a produtividade do grão. Pancadas de chuva, com possibilidade de rajadas de vento, são previstas para as regiões centro, leste, norte e nordeste de Mato Grosso neste sábado, 12 de março. A produtividade média de soja registrada nesta semana foi de 51,7 sacas por hectare no estado.

Nesta semana Mato Grosso atingiu 76,6% dos 9,2 milhões de hectares destinados à soja. O percentual significa um avanço semanal de 10,7 pontos percentuais em relação a anterior. Ao se comparar com o ciclo 2014/2015 nesta época constata-se um leve atraso de 3,7 pontos percentuais.

Leia mais:
Produtividade média da soja segue apresentando recuo em Mato Grosso

Segundo relatos de produtores, em alguns municípios as chuvas nos últimos dias têm provocado perdas na produtividade. Alguns relatam que as perdas são "severas".

Entre os dias 3 e 10 de março a produtividade em Mato Grosso recuou de 52,1 sacas por hectare, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), para 51,7 sacas. Somente na região Sudeste o recuo foi de uma saca, ou seja, caiu de 55 sacas em média para 54. Na variação semanal apenas a região Centro-Sul subiu de 51,9 sacas por hectare para 52,5 sacas.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão para o final de semana é de chuva em Mato Grosso. Em Cuiabá e Rondonópolis pode chover no domingo, 13 de março, e a máxima não passa dos 35ºC. Já em Sinop a previsão é de chuva para todo o fim de semana com máxima entre 29ºC e 30ºC.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet